Doses de cúrcuma com gengibre, xarope de sabugueiro, cápsulas de vitamina C, magnésio, chás, meditação, yoga, thetahealing

EMDR, reiki… 

Ninguém gosta de ficar doente, então é 100% compreensível porque todos nós ficamos intrigados por produtos que prometem fortalecer o nosso sistema imunológico. 

O problema é que nós frequentemente pensamos no sistema imunológico da maneira errada. Pensamos nele como um músculo que nós podemos fortalecer alimentando-o com antioxidantes e suplementos. Mas não é assim que ele funciona.

Enquanto o sistema imunológico pode ser suprimido e pode ser menos eficaz, por exemplo, em pessoas recebendo quimioterapia, o inverso, fortalecer o sistema totalmente, simplesmente não acontece. 

Nosso sistema imunológico é o que nos protege das bactérias, vírus, fungos e toxinas com que nos deparamos regularmente.

Também desempenha papel fundamental na cicatrização de feridas. É uma elegante rede de células, tecidos e órgãos, todos trabalhando juntos.

Você pode pensar no sistema imunológico em dois termos gerais, imunidade inata e imunidade adaptativa. Imunidade inata significa mecanismos não específicos de defesa, nossa primeira linha de proteção.

Ajuda a lutar contra patologias antes que elas causem um problema. É como um segurança na porta de um clube. O sistema inato mantém invasores fora ou os neutraliza após a entrada assim não começam a lutar do lado de dentro.

Ele os reconhece, verifica o que é permitido no clube, e os que não reconhece, representa o que não é permitido do lado de dentro. Pense nas barreiras físicas da nossa pele, os pelos no nosso nariz, os cílios que removem as impurezas, até mesmo o corrimento vaginal que previne infecções.

Se uma patologia consegue passar a primeira linha de defesa, nós temos uma outra camada de proteção, o sistema imunológico adaptativo, que é mais complexo e orientado da nossa segurança.

O sistema imunológico adaptativo responde a antígenos. Antígenos são proteínas únicas na superfície dos patogênicos, que ajudam a identificar o tipo de patogênico.

Como um crachá de identificação, o sistema imunológico os lê, e quando um deles é reconhecido como da lista de “proibido entrar”, o sistema imunológico adaptativo cria células imunes especiais para atacar, que são os glóbulos brancos chamados de linfócitos. 

Aqui está o que é realmente incrível: nosso sistema imunológico lembra desse processo. Então da próxima vez que formos expostos a esse mesmo patogênico, nosso sistema imunológico o reconhecerá e lembrará como responder.

Enquanto nós não temos certeza de quantos diferentes antígenos nós conseguimos reconhecer, alguns cientistas acreditam que nós produzimos aproximadamente um bilhão de anticorpos.

Mas o importante a lembrar é que o nosso sistema imunológico tem muitas partes diferentes desempenhando diferentes papéis. Isso é o que torna o conceito de “fortalecimento” tão problemático. 

Quando as pessoas dizem ”fortaleça o sistema imunológico”, o que elas querem dizer? Significa que fortalecem a histamina que é liberada quando exposta ao veneno de hera? Bem, isso coçaria muito mais. Querem sobrecarregar suas células T e B? Isso pode levar o seu corpo a atacar as suas próprias células, como vemos com doenças autoimunes? 

Ao invés de pensar em um músculo que você pode fortalecer com um simples exercício, uma analogia melhor pode ser um jardim. 

Seu sistema imunológico tem muitos componentes, exatamente como um jardim tem muitos tipos de plantas. Cada planta precisa da quantidade exata de sol, sombra e água. 

O Sol demais pode ajudar uma planta, mas destruir outra. Aumentar qualquer elemento único pode desregular o equilíbrio do ecossistema completamente.

Se você está obtendo todos os nutrientes que precisa de uma dieta saudável e balanceada, tomar uma única vitamina a mais não ajudará o sistema imunológico a funcionar melhor. 

Para algumas vitaminas, se você tomar mais do que precisa, seu corpo apenas se livrará do excesso como sobra. Suplementos vitamínicos são necessários apenas se você tiver uma deficiência real. De fato, alguns estudos nos dizem que vitaminas e suplementos, quando não são medicamente necessários, podem ter efeitos negativos.

As coisas com certeza podem dar errado com o seu sistema imunológico, como alergias ou doenças autoimunes e falha para detectar células anormais. Mas há razões pelas quais cada uma dessas coisas são complexas e muitas vezes não completamente compreendidas. E elas certamente não serão solucionadas por qualquer pílula milagrosa de fortalecimento do sistema imunológico. 

No entanto, há algo que tem se mostrado mais de uma vez ser incrível para o seu sistema imunológico. Vacinas. Vacinas são verdadeiramente geniais. Elas contém uma parte de um patogênico enfraquecida ou inativa, como a gripe, que inclui sua etiqueta de identificação.

Estimulam o corpo a produzir anticorpos sem precisar ficar doente em função de uma doença primeiro. Ao invés de fortalecer o sistema imunológico completamente, elas dão ao sistema exatamente o que ele precisa para responder a um patogênico específico rápida e agressivamente.

Então faça as suas imunizações e tome a sua dose da vacina da gripe todo ano. Faça uma dieta saudável e balanceada. Se quiser um sistema imunológico saudável, não fume e tente dormir o suficiente. Fora isso, apenas deixe o seu sistema imunológico trabalhar.