A Ansiedade Pode Causar Sintomas Físicos!
Você sabia que dois terços dos pacientes com síndrome do intestino irritável que são encaminhados para acompanhamento clínico apresentam sintomas de sofrimento psicológico, na maioria das vezes ansiedade.
Se você sofre com dores (fibromialgia, dores no corpo, dor de cabeça, artrite) não sai daqui porque este artigo pode mudar a sua relação com a dor.
No final deste artigo vou fazer uma técnica que geralmente uso com meus pacientes.
Fique comigo e experimente se funciona pra você!
Cerca de 65% dos pacientes que procuram ajuda para depressão também relatam pelo menos um tipo de sintoma de dor, já faz muito tempo que os estudos mostram a ligação direta entre ansiedade e o estresse com o aumento da intensidade da dor.
São estudos da neuropsicoimunologia.
Os pesquisadores já constataram que a relação recíproca entre dor, ansiedade e depressão resultava principalmente de fatores psicológicos, e não biológicos.
A dor crônica é deprimente e causa ansiedade e angústia e, da mesma forma, a ansiedade crônica ou não tratada, pode ser fisicamente dolorosa.
Mas, à medida que os pesquisadores aprenderam mais sobre como o cérebro funciona e como o sistema nervoso interage com outras partes do corpo, eles descobriram que a dor compartilha alguns mecanismos biológicos com a ansiedade.
Além disso, dois neurotransmissores – serotonina e norepinefrina – contribuem para a sinalização da dor no cérebro e no sistema nervoso. Eles também estão implicados na ansiedade e na depressão.
Diante da resposta hormonal ao estresse e a ansiedade crônica, esses neurotransmissores se alteram drasticamente e se mantêm alterados de forma contínua.
O tratamento é desafiador quando a dor se sobrepõe à ansiedade…
O foco na dor pode mascarar a consciência do médico e do paciente de que um distúrbio psiquiátrico também está presente. Mesmo quando os dois tipos de problemas são diagnosticados corretamente, eles podem ser difíceis de tratar.
Uma revisão identificou várias opções de tratamento disponíveis quando a dor ocorre em conjunto com ansiedade ou depressão.
Uma delas são as práticas sistemáticas de mindfulness. eu trabalho muito com essas técnicas com meus pacientes com fibromialgia e SII e também artrite.
Tem também, claro, a terapia cognitivo-comportamental (TCC). Ela não é apenas um tratamento estabelecido para ansiedade; é também a psicoterapia mais bem estudada e mais indicada para o tratamento da dor.
Desde que o terapeuta seja especialista nisso ou tenha um boa experiência, a Técnica pela técnica não serve pra nada.
Treinamento de relaxamento, hipnose e exercícios também podem ajudar.
Alguns antidepressivos e anticonvulsivantes podem aliviar a dor durante o tratamento de um distúrbio psiquiátrico, mas consulte seu médico para saber mais.
Então… vamos para a técnica? Assista ao vídeo que eu gravei e aproveite a técnica!