Falta de ar, sentimento de sufocamento e ansiedade…

 

Se você puxa o ar o tempo todo, sente a sensação de pouco ar e peso no peito…

Leia este artigo até o final que eu vou falar sobre:

    • Por que voc√™ sente isso.
    • Se √© da ansiedade ou de outra coisa e como saber?
    • T√©cnicas para melhorar a falta de ar!
    • Falta de ar persistente.
    • Como evitar perder o f√īlego quando voc√™ est√° ansioso.

E mais: vou mostrar se a técnica de respirar no saco de papel funciona ou não e porque.

Antes de começar já quero dizer que o que você sente não é falta de ar… é excesso.

Vou explicar isso melhor durante o artigo…

A SENSAÇÃO DE falta de ar ou outras dificuldades respiratórias pode ser assustador. Mas não é um sintoma incomum de ansiedade.

Muitas pessoas temem que um sintoma que afeta sua respira√ß√£o seja decorrente de um problema f√≠sico. Na verdade, sua sa√ļde mental afeta sua sa√ļde f√≠sica de v√°rias maneiras.

Embora a ansiedade possa causar falta de ar e outros sintomas f√≠sicos, √© importante reconhecer que experimentar falta de ar por outras raz√Ķes tamb√©m pode criar ansiedade.

Antes de considerar que sua falta de ar √© da ansiedade, √© uma boa ideia monitorar seus sintomas e fazer um check-up com seu m√©dico para descartar quaisquer outras condi√ß√Ķes.

Fazer um exame f√≠sico para garantir que voc√™ n√£o tenha nenhum outro problema √Č NECESS√ĀRIO!

A falta de ar √Č UMA RESPOSTA DO CORPO √Ä PERCEP√á√ÉO DE PERIGO.

Voc√™ pode sentir que n√£o consegue recuperar o f√īlego, um aperto no peito, como se estivesse sufocando, ou com NECESSIDADE de ar.

Outros sintomas que podem ocorrer durante esta resposta e como resultado da ansiedade incluem:

    • Respira√ß√£o mais r√°pida, a hiperventila√ß√£o. (Esse sintoma √© uma falsa sensa√ß√£o de falta de ar‚Ķ Voc√™ na verdade est√° com excesso de ar. Se na covid 19 a satura√ß√£o cai (a pessoa fica com falta de ar), no caso da hiperventila√ß√£o da ansiedade, sua satura√ß√£o sobe‚Ķ Voc√™ est√° com excesso de oxig√™nio.)
    • Aperto no peito;
    • Sensa√ß√£o de sufocamento;
    • Sentindo como se tivesse um n√≥ na garganta;
    • Tens√£o muscular;
    • Palpita√ß√Ķes card√≠acas (parece um batimento card√≠aco mais forte e r√°pido);
    • Sensa√ß√£o de desmaio, tontura ou instabilidade;
    • N√°usea ou desconforto no est√īmago;
    • Inquieta√ß√£o, irritabilidade ou sentimento no limite.

 

O que causa falta de ar por ansiedade?

 

Falta de ar e outros sintomas físicos acontecem na resposta de lutar ou fugir para protegê-lo.

Com ansiedade, você pode não estar correndo para salvar sua vida. Mas seu corpo ainda responde como se você fosse.

Voc√™ sente aperto no peito, falta de ar e respira√ß√£o mais r√°pida porque seu corpo est√° tentando levar mais oxig√™nio para os m√ļsculos, preparando-o para correr.

Sua frequ√™ncia card√≠aca aumenta e voc√™ pode sentir calor √† medida que mais sangue bombeia para seus m√ļsculos, preparando-o para a luta.

Todos esses sintomas s√£o respostas normais do corpo destinadas a salvar sua vida.

Claro, você provavelmente não está sempre correndo ou lutando por sua vida Рde ataques de ursos selvagens ou homens com motosserras.

Mas seu corpo ainda reage à sua ida ao supermercado lotado, à sua apresentação de trabalho e a outros eventos que provocam ansiedade como se você fosse.

 

Como se livrar da falta de ar causada pela ansiedade?

 

Quando você está sentindo falta de ar por causa de um ataque de ansiedade, pode parecer contra-intuitivo que você deva se concentrar em sua respiração.

Mas, ao se concentrar na respira√ß√£o, voc√™ pode control√°-la e colocar a quantidade certa de oxig√™nio nos pulm√Ķes.

Os especialistas recomendam praticar a respira√ß√£o diafragm√°tica. Este √© um tipo de t√©cnica de respira√ß√£o que usa o diafragma. O diafragma √© o m√ļsculo respirat√≥rio mais eficiente que temos.

Respirar em um saco de papel se tornou um s√≠mbolo de ataques de hiperventila√ß√£o e ansiedade. √Č usado para ajudar a equilibrar sua respira√ß√£o.

Essa t√©cnica √© √ļtil durante um ataque de ansiedade e de p√Ęnico porque pode ajudar a regular a hiperventila√ß√£o.

A hiperventila√ß√£o ou ‚Äúrespira√ß√£o excessiva‚ÄĚ ocorre quando voc√™ tem uma respira√ß√£o r√°pida ou superficial. Pessoas com ataques de ansiedade ou p√Ęnico √†s vezes hiperventilam.

Quando você hiperventila, você expira muito ar. Isso pode diminuir a quantidade de dióxido de carbono (CO2) que você tem no sangue.

Mas menos dióxido de carbono não é bom para você? Na verdade, ter níveis muito baixos de dióxido de carbono no sangue causa um desequilíbrio no corpo.

O baixo nível de dióxido de carbono também leva a baixos níveis de oxigênio. Isso pode diminuir o fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro.

 

Por que respirar em um saco de papel ajuda?

 

Respirar em um saco de papel √© uma t√©cnica que pode ajud√°-lo a regular a hiperventila√ß√£o. Ela age devolvendo parte do di√≥xido de carbono perdido aos pulm√Ķes e ao corpo. Isso ajuda a equilibrar o fluxo de oxig√™nio em seu corpo.

No entanto, respirar em um saco de papel deve ser feito corretamente e pode n√£o funcionar para todos.

Pesquisas médicas sobre como usá-lo para ajudar a hiperventilação dividem-se quanto ao fato de ele realmente funcionar.

Alguns estudos de caso não recomendam o uso dessa técnica de respiração.

Outros estudos de revisão médica descobriram que respirar em um saco de papel pode ajudar alguns pacientes com hiperventilação.

 

Como fazer isso?

 

Para usar um saco de papel para ajud√°-lo a respirar quando estiver hiperventilando, siga estas etapas:

1 РSegure um pequeno saco de papel (do tipo usado para almoços) sobre a boca e o nariz.

2 – Fa√ßa 6 a 12 respira√ß√Ķes normais.

3 – Remova o saco da boca e do nariz.

4 – Fa√ßa algumas respira√ß√Ķes.

5 – Repita conforme necess√°rio.

 

O que fazer e o que n√£o fazer?

 

N√£o respire em um saco de papel por mais de 12 respira√ß√Ķes.

Remova o saco de papel da boca e do nariz ap√≥s 12 respira√ß√Ķes.

Segure seu próprio saco de papel para respirar. Se outra pessoa segurar por você, eles podem não saber quando você respirou até 12.

 

Tem que ser um saco de papel?

 

Sim. Sempre use um pequeno saco de papel, n√£o de pl√°stico. Um saco pl√°stico n√£o funciona da mesma maneira e pode ser perigoso.

O plástico fino pode ser sugado para dentro da boca quando você está inspirando. Isso pode ser especialmente perigoso para crianças menores e adultos mais velhos.

 

Inconvenientes

 

A técnica do saco de papel não vai ajudar um ataque de asma e pode até piorá-lo, porque você pode não receber oxigênio suficiente em seu corpo.

Não use esta técnica de respiração se você tiver problemas cardíacos ou pulmonares.

Além disso, a respiração pode ser mais difícil do que o normal se você estiver em uma altitude elevada. Respirar em um saco de papel não ajudará nas mudanças de elevação na respiração.

Use o método da bolsa apenas se tiver certeza de que está tendo um ataque de ansiedade. Outras causas de hiperventilação incluem um ataque de asma, febre ou outras doenças.

Você pode ter outros sintomas de ansiedade, como:

    • Falta de ar;
    • Sentindo como se voc√™ estivesse sufocando;
    • Um cora√ß√£o batendo forte ou acelerado;
    • Palpita√ß√Ķes card√≠acas (sensa√ß√£o de que seu cora√ß√£o est√° parando ou perdendo uma batida);
    • Tontura;
    • N√°usea;
    • Suando;
    • Pensamentos descontrolados;
    • Sentindo que est√° perdendo o controle;
    • Pensando que voc√™ pode morrer;
    • Agressividade.

Para estrat√©gias de longo prazo, considere consultar um profissional de sa√ļde mental. Eles podem avaliar suas necessidades e ensinar seus mecanismos de enfrentamento que funcionar√£o para voc√™.

Praticar a respiração diariamente, outras formas de atenção plena e praticar ioga relaxamento também podem ajudar.

 

Como evitar perder o f√īlego quando voc√™ est√° ansioso?

 

A principal maneira de prevenir a falta de ar e outros sintomas físicos de ansiedade é praticar técnicas e aprender seus gatilhos quando você não os está sentindo.

Você não se prepara para um terremoto durante um terremoto; você se prepara de antemão. A ansiedade é a mesma.

Uma das t√©cnicas preventivas mais √ļteis √© manter um registro de pensamentos…

Em um registro de pensamentos, voc√™ anota os pensamentos autom√°ticos que teve no √ļltimo momento de ansiedade ou p√Ęnico.

√Č √ļtil para descobrir os gatilhos, bem como ajud√°-lo a refletir sobre sua ansiedade em um estado mais calmo.

Voc√™ tamb√©m pode anotar quais sensa√ß√Ķes est√° experimentando enquanto as experimenta. Isso pode ajudar seu m√©dico a entender o que est√° acontecendo.

Existem vários tipos de registros de pensamentos. Confira este: Focando o pensamento disfuncional, ou um rastreador de ansiedade geral. Você pode até fazer o seu próprio gravando:

1 – A data;

2 РO gatilho específico (a situação ou sintoma físico, como falta de ar);

3 РO pensamento automático (o que você acha que vai acontecer devido a este sintoma físico ou situação);

4 РQuão fortemente você acredita neste pensamento (1 a 100 por cento).

Se voc√™ est√° com falta de ar, seu pensamento autom√°tico pode ser que voc√™ deve ter um problema de sa√ļde s√©rio. No momento, voc√™ pode ter acreditado – quase 100 por cento.

No entanto, depois de desafiar esse pensamento agora em sua gravação, você acredita apenas 20 por cento. Registrar, revisar e desafiar esses pensamentos é uma forma essencial de prevenir a ansiedade futura.

Você também pode usar um aplicativo para monitorar sua ansiedade.

Praticar meditação regular também pode ajudá-lo a reduzir sua ansiedade. Numerosos estudos mostraram que a meditação pode reduzir os sintomas de ansiedade para ajudar a tratá-la.

Você também pode praticar a atenção plena nas atividades diárias para ajudá-lo a se tornar mais consciente do seu corpo e do que o deixa ansioso.

Experimente um exercício de alimentação consciente ou uma caminhada atenta ao redor do quarteirão.

Finalmente, considere trabalhar com um profissional de sa√ļde mental para chegar a mais estrat√©gias.

Eles podem ajud√°-lo a trabalhar os processos de pensamento negativo que ocorrem quando voc√™ est√° sentindo ansiedade, especialmente se essa ansiedade for severa ou causar grande ang√ļstia.

Veja também: https://elsieherber.com.br/parar-crise-sem-remedios/